Cirurgia de transplante meniscal

Se um menisco está tão gravemente danificado que não pode ser reparado, ele pode precisar ser removido. Sem o menisco, que é um amortecedor do joelho, a cartilagem do joelho inicia um processo de sobrecarga e consequentemente de desgaste, resultando em artrose. Para muitos pacientes com mais idade, o desgaste da cartilagem, pode ser tratado com uma substituição da articulação do joelho(prótese). Porém, as pessoas ativas com menos de 55 anos podem ser elegíveis para um tratamento com a cirurgia de transplante meniscal.

Os transplantes meniscais não são adequados para todos. Se você já tem artrose no joelho, um transplante meniscal pode não ajudá-lo. Mas para um grupo seleto de pessoas, transplantes meniscais podem oferecer alívio significativo da dor e proteger a cartilagem articular.

O objetivo da cirurgia de transplante meniscal é introduzir novamente o amortecedor do joelho (menisco) antes da cartilagem articular ser danificada. O menisco implantado suporta e estabiliza a articulação do joelho. Isso alivia a dor no joelho. A esperança é que o transplante também irá atrasar o desenvolvimento da artrose.

O tecido de cartilagem saudável é retirado de um doador humano e congelado. Este tecido é chamado um aloenxerto. Ele é dimensionado, testado e armazenado. O dimensionamento correto é um dos fatores mais importantes no sucesso do transplante.

Um processo de triagem é feito antes de selecionar um possível doador. Alguém que conhece bem o doador é entrevistado para ajudar a identificar fatores de risco que impediriam o uso do tecido do doador.

Uma vez selecionado, o tecido doador passa por muitos testes. A segurança do tecido é monitorada pelo INTO (Instituto Nacional de Traumato Ortopedia). O tecido é testado para vírus como aqueles que causam HIV / AIDS, hepatite B e C, bem como para bactérias.

Elegibilidade do Paciente

Os critérios para o transplante meniscal incluem:

  • Menores de 55 anos e fisicamente ativos
  • Faltando mais de metade de um menisco como resultado de cirurgia ou lesão prévia, ou uma ruptura de menisco que não pode ser reparada
  • Dor persistente relacionada à atividade
  • Joelho com ligamentos estáveis e alinhamento normal
  • Artrite do joelho mínima ou mínima
  • Não obeso

Cirurgia

Normalmente, uma incisão de 4 a 6 centímetros é feita no joelho com alguns outros pequenos orifícios. O tecido meniscal novo é ancorado na tíbia (osso da perna) para estabilizar o transplante. Mais pontos são colocados no transplante meniscal para fixa-lo no lugar. O risco de complicações da cirurgia de transplante meniscal é muito rara. Rigidez, reoperação e cura incompleta são as complicações mais comuns.

Outros riscos incluem sangramento, infecção e lesões de nervos ou vasos sanguíneos. O risco de contrair uma infecção do tecido do doador é pequeno, mas aconteceu.

Você é duas vezes mais provável ser atingido por um raio (1 em 800.000 chance) do que contrair o HIV de um transplante meniscal (1 em 1,6 milhões de chance).

Reabilitação

Imobilização: Você precisará usar uma cinta de joelho e usar muletas para as primeiras 4 a 6 semanas após a cirurgia. Isto dá ao tecido transplantado tempo para se tornar firmemente ligado ao osso.

Fisioterapia: Uma vez que a dor inicial e inchaço se estabeleceu, a fisioterapia pode começar. Exercícios específicos podem restaurar a amplitude de movimento e força.

Volte às atividades diárias: A maioria dos pacientes não consegue retornar ao trabalho por pelo menos 2 semanas. Muitos pacientes com trabalhos ativos exigem de 2 a 3 meses de reabilitação antes que retomem seus trabalhos. Seu médico discutirá com você quando é seguro voltar ao trabalho, bem como qualquer atividade esportiva. A libertação total é normalmente dada 6 a 12 meses após a cirurgia.

Resultado

Muitos fatores contribuem para o sucesso de um transplante meniscal. Esses incluem:

  • A condição do joelho no momento da cirurgia
  • Dimensionamento correto do transplante
  • A técnica de colocação do tecido
  • Compromisso com a reabilitação

Os estudos de pesquisa que foram feitos em transplantes meniscais não são perfeitos. Globalmente, entre 21% e 55% dos transplantes falham em 10 anos. Transplantes meniscais na parte externa (lateral) do joelho são mais bem sucedidos do que aqueles no interior (medial) do joelho.

Transplantes Meniscal pode ser bastante útil, mas não são uma boa opção para todos os pacientes. Para pacientes cuidadosamente selecionados, a cirurgia de transplante de menisco pode proporcionar benefícios significativos.

Vídeo 3 – Visão por vídeo artroscopia de um menisco lateral transplantado e suturado

Vídeo 4 – Paciente após 3 meses de transplante do menisco lateral

Deixe seu comentário com sua conta do Facebook